Um caminho que revela sua missão

Vivemos o momento da velocidade, pressão e stress, movimentos desenfreados na busca por uma atividade profissional e soluções mágicas que possibilitam resultados com ganhos imediatos. O quanto esta busca associada a velocidade sem reflexão e conexão com seu “ser” o levam à realização genuína?

A Jornada, como nome bem diz, é uma marcha onde cada passo é um elemento importante na construção de um caminho que o conduz a um destino. Elaborar e debruçar-se para estudar a sua trajetória profissional através da biografia poderá preencher a alma daquele que busca, pois se revela nesta, a sua linha de atuação no mundo que está relacionada com a sua missão.

O ser humano é único, traz em si uma história, um passado, um roteiro de construção de realização onde ele mesmo é o personagem principal, o escritor e o ideado.

Existem aspectos no desenvolvimento que são semelhantes a todos os seres humanos, refletir sobre as vivências que são comuns a todos poderá nos despertar para questões significativas que nos defrontamos em nossa vida pessoal e profissional.

Não podemos separar biografia da vida profissional. Vivemos, interagimos com outros seres humanos e a somatória dos encontros e desencontros, emoções, ações ou omissões que experenciamos ao longo da vida, nos fez ser o que somos no momento presente.

A biografia é a cédula onde está registrado o nosso patrimônio existencial. Entender como evoluímos biologicamente como seres espirituais no caminho do aprendizado é abrir uma cortina para ampliar a visão e compreensão sobre si mesmo.

Ao nascer, o ser humano traz com ele toda uma hereditariedade, uma ancestralidade com dons, talentos, valores e também desafios de desenvolvimento. Reconhecer estes dons e talentos é o primeiro movimento de construção deste caminho.

Desde a infância até o momento presente é um processo de modelar, elaborar, construir e realizar, no qual se revela um bem maior como potencialidade para realização da sua missão de vida.

Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, explica que o amadurecimento do individuo ocorre em 3 fases:
De 0 à 21 – o amadurecimento biológico (corpo); de 21 à 42 – o amadurecimento psicológico (alma); mais de 42 anos – o amadurecimento espiritual (espírito). O ser humano, em seu amadurecimento biológico, psicológico e espiritual passa por diversas fases denominadas por setênios, ou seja, períodos de sete anos. O conhecimento destas fases permite conhecer os frutos que se colhe em cada fase, os períodos de transformações, os desafios, crises e aprendizados gerados com as experiências da vida.

Os três primeiros setênios, de 0 à 21 anos é o período do desenvolvimento físico, do aprender, dos princípios educativos, das referências, de construção das bases emocionais, fases do amadurecimento do pensar, sentir e querer e dos desafios de desenvolvimento relacionados a individualidade. Logo cedo, próximo a adolescência já é possível observar interesses, comportamentos e temperamentos de cada um e que podem nortear a vida profissional adulta. Com a chegada da maturidade observamos as escolhas mais conscientes voltadas pelos interesses e tendências.

O período de 21 aos 42 anos inicia-se a fase de auto educação, do buscar e conquistar lugar no mundo a caminho de sua missão. Os talentos e dons próprios ficam mais evidentes. É possível observar, neste período, como o EU se coloca no mundo através da sua força de vontade. O individuo passa pelas fases emotiva, racional até chegar na fase consciente onde, através dos questionamentos internos, dificuldades e crises da vida poderá iniciar o seu processo do despertar de si de sua individualidade.

A fase dos 42 aos 63 anos refere-se ao inicio do declino biológico, da colheita dos frutos semeados até então; de autodesenvolvimento, do desenvolvimento espiritual, período quando os ângulos de visão se ampliam e há uma compreensão dos processos da vida e realização de sua missão. Período de criatividade, do pensar, sentir e querer próprios, e de fazer o bem, de doação ao mundo através do seu legado.

A jornada professional é elaboração desta caminhada de construção, através da biografia, com olhar para o desenvolvimento professional. O estudo da trajetória é extensa para os mais velhos ou curta para os ainda jovens, mas sempre preenchida de aprendizados, as vezes de entusiasmo e outras com desafios e dificuldades. A busca pela compreensão deste caminho conduz a descobertas sobre si, seus talentos, dons, suas escolhas e identificação do seu propósito intrínseco de realização, proporcionando autoconfiança, fortalecimento e clareza do caminho de desenvolvimento profissional.

 


BURKHARD, Gudrun. Tomar a vida nas próprias mãos: como trabalhar na própria biografia o conhecimento das leis gerais do desenvolvimento humano. Antroposófica, 2000.